Midias Sociais - Flickr

Notícias
Confira as últimas notícias do Super Kart Brasil
Notícias de: 2011  2012  2013  2014  2015  2016  2020  

SKB06: Graduados e ‘estrangeiros’ são os destaques do primeiro dia de disputas em Interlagos

Foto: Luiz Pinheiro - Largada da categoria Graduados nesta sexta-feira em Interlagos
Foto: Luiz Pinheiro - Largada da categoria Graduados nesta sexta-feira em Interlagos


30/03/2012 às 18h59
Começou nesta sexta-feira, em São Paulo, a sexta edição do Super Kart Brasil - torneio idealizado por sete dos maiores nomes do kartismo nacional nos últimos anos -, que está sendo disputada no sentido inverso do Kartódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. Após três dias de treinos e preparação, o SKB-06 começou com um dos maiores grids da categoria Graduados dos últimos anos no país. Nesta sexta-feira, largaram 38 karts para as duas primeiras corridas, número que deve subir para 40 nas baterias deste sábado.

Isso porque, pela primeira vez na história do Super Kart Brasil, o torneio vai distribuir vagas para a Seletiva de Kart Petrobras. A competição apoiada pela petrolífera desde 1999 oferece, neste ano, 117 mil reais como prêmio ao seu vencedor, e no SKB são três vagas em jogo para a decisão - que reúne apenas 12 selecionados. As provas de classificação, que compõem a Copa Petrobras Sorriso Campeão, serão computadas somente nas duas baterias de sábado, que fecham o SKB.

"Estamos muito felizes com a Graduados. É muito legal ver a categoria hoje aqui com 38 karts e, sem dúvida, amanhã será ainda mais impressionante com 40 pilotos largando. O SKB, que começou somente com a Shifter Kart, se tornou um campeonato dos pilotos Graduados, que tem sido sempre a categoria de maior grid em todas as nossas edições", avaliou André Nicastro, destacando que a classe dos pilotos Graduados é aquela que mais se enquadra nos propósitos do SKB em termos de qualidade técnica dos pilotos e desenvolvimento dos karts.

Além das vagas para a Seletiva de Kart Petrobras, a sexta edição do Super Kart Brasil apresenta outras duas novidades. A primeira delas é a adoção de uma nova programação, com as corridas acontecendo na sexta-feira e no sábado - ao invés de provas no sábado e no domingo. A segunda foi a estreia da categoria Júnior Menor (para pilotos nascidos entre 1999 e 2001), que apresentou grid de 15 pilotos.

"A entrada da Júnior Menor é uma grata supresa, e estou igualmente feliz com a Super Cadete. Para mim foram as melhores corridas desta sexta-feira, com os oito primeiros colocados andando juntos o tempo todo. Acho que a Graduados está fazendo muito bonito, mas a garotada mais jovem também não deixou a desejar", comentou Nicastro, lembrando a classe mais jovem do SKB (pilotos nascidos entre 2000 e 2002), que reuniu, também, 15 competidores.

Apesar de receber praticamente a mesma faixa etária de pilotos, Super Cadete e Júnior Menor se distinguem pelo equipamento. As duas usam motores dois tempos de 125 cilindradas, mas se diferem pelo chassis e potência de menores dimensões no caso da Super Cadete - que serve como opção de transição da Cadete para a Júnior Menor.

Sobre a nova programação, Nicastro comentou que ela deve ser estudada pelos organizadores na preparação para as próximas edições do torneio. "Nesse SKB adotamos um pedido dos mecânicos nas últimas edições, que era de não ter corridas no domingo. Por isso começamos na sexta-feira. Mas esse é um aspecto que vamos estudar, porque, especialmente em São Paulo, fatores como o trânsito não ajudam muito. Hoje, por exemplo, o Bruno Grigatti, da Shifter, quase perdeu a tomada de tempos", ponderou André Nicastro, promotor do SKB ao lado de Danilo Dirani, Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo, Ruben Carrapatoso e Sérgio Jimenez.

"Estrangeiros" - O SKB-06 recebe ainda dois pilotos brasileiros que chegaram da Europa há poucos dias. Felipe Fraga e Gustavo Lima estavam, no último final de semana, em Monza (Itália) disputando a rodada de abertura da Fórmula Renault Alps. Desembarcaram no Brasil e foram direto para o kartódromo de Interlagos começar a preparação para o Super Kart Brasil.

Felipe Fraga, campeão do SKB-02 pela categoria Shifter Kart, busca o bicampeonato novamente pela classe dos karts com marcha. "Decidi participar do SKB, primeiro, pela competitividade que o torneio oferece e pela oportunidade de rever os amigos do kart. Mas, principalmente, como uma forma de manter o preparo físico, já que a demanda e o desgaste aqui no Shifter são bem maiores do que no próprio Fórmula Renault. Essa é uma forma de estar com o preparo e os reflexos em dia", contou o piloto tocantinense.

Já Gustavo Lima veio ao SKB de olho em uma vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras e disputa a categoria Graduados. "O prêmio da Seletiva é muito importante para nós, pilotos, especialmente nessa fase de transição do kart para o automobilismo. Por isso decidi vir a Interlagos e tentar garantir, já no início do ano, a minha vaga", contou o piloto.

A sexta-feira em Interlagos teve a disputa das duas primeiras corridas do SKB-06. Na categoria Super Cadete, os vencedores foram Gabriel Paturle e Gabriel Lopes; na Júnior Menor, Murilo Coletta e João Pedro Guim venceram; Sérgio Câmara e Vinícius Papareli faturaram as provas da Júnior; Renato Turelli venceu as duas da Sênior, enquanto André Nicastro faturou três corridas: as duas da Graduados e a primeira da Shifter Kart. Dennis Dirani, por sua vez, venceu a corrida que fechou o dia na Shifter.

Confira abaixo como ficou a classificação (extra-oficial) do SKB após o primeiro dia de provas. Os resultados completos estão disponíveis no site: www.racingcrono.com.br.

Super Cadete
1- Gabriel Lopes, 30 pontos
2- Gabriel Paturle, 29
3- Gianluca Petecof, 22
4- João Pedro Correa, 21
5- Edgar Bueno Neto, 18

Júnior Menor
1- João Pedro Guim, 33 pontos
2- Paulo Lima, 30
3- Murilo Coletta, 29
4- Enzo Prando, 21
5- Igor Melo, 18

Júnior

1- Sérgio Câmara, 35 pontos
2- Vinícius Papareli, 25
3- Rafael Martins, 22
4- Vítor Baptista, 19
5- Leonardo Gimenes, 16

Sênior

1- Renato Turelli, 40 pontos
2- Antonio Ventre, 26
3- Diogo Zucarelli, 24
4- Marcelo Meneghel, 21
5- Adriano Pizzonia, 16

Shifter

1- André Nicastro, 29 pontos
2- Dennis Dirani, 25
3- César Ramos, 22
4- Mitsui Duzanowski, 22
5- Gaetano Di Mauro, 20

Graduados

1- André Nicastro, 40 pontos
2- Gabriel Casagrande, 30
3- Olin Galli, 20
4- Ítalo Leão, 20
5- Ariel Varella, Antonio Furlan Neto e João Vieira, 12

 

Inscrição piloto
Mídias Sociais - Twitter

patrocinadores
DDirani coachIbea CarburadoresItal Sistem BrasilJB kart partsRCpartsTM Racing
apoio
AMK ViagenskgvLavitan VitaminasLPAMagiflux | ParalegoNotiluca

supervisão