Midias Sociais - Flickr

Notícias
Confira as últimas notícias do Super Kart Brasil
Notícias de: 2011  2012  2013  2014  2015  2016  2020  

Shell SKB Paulista de kart consagra os primeiros campeões do novo asfalto de Interlagos

Foto: Carsten Horst/ Hyset/ RF1
Foto: Carsten Horst/ Hyset/ RF1


08/03/2015 às 18h40

Templo formador dos maiores nomes da história do automobilismo brasileiro, o kartódromo de Interlagos reabriu depois de seis meses em obras e recebeu neste final de semana sua primeira competição oficial. O Shell SKB Paulista estreou um novíssimo asfalto, trocado após 25 anos, e consagrou seus primeiros campeões em um evento que distribuiu R$ 28 mil em prêmios.

A jornada reuniu 103 pilotos de todo o Brasil e apresentou aos pilotos variadas e desafiadoras condições de pista. As fortes chuvas de sábado teram trégua no domingo, mas a tradicional instabilidade climática de Interlagos se fez presente, determinando a realização de algumas baterias com pneus de chuva.

O segundo dia começou da mesma maneira que o sábado, sem chuva e com Rafael Câmara vencendo a primeira bateria. O piloto de 9 anos deu show em todo o final de semana e venceu as quatro baterias, sagrando-se campeão do SKB com grande vantagem na pontuação. Câmara foi único piloto da competição que chegou aos 90 pontos.

"Foi um fim de semana perfeito. Eu consegui ganhar tudo o que eu disputei, então estou bem feliz. A primeira bateria do sábado foi a mais difícil porque eu perdi a primeira posição no início da última volta e tive que recuperar na última curva", disse o promissor piloto de apenas 9 anos de idade.

Além de Câmara, outro destaque da Cadete foi Fernando Barrichello, filho do recordista em largadas na F-1 e atual campeão da Stock Car, Rubens Barrichello. "Fefo" como também é conhecido, ficou em terceiro lugar na somatória das baterias. O segundo posto ficou com Gabriel Crepaldi.

Na categoria Jr Menor, Felipe Baptista, que tinha perdido a vitória na segunda corrida do sábado, conseguiu se recuperar no domingo e venceu as bateria 3 e 4, fechando como campeão da categoria.

"Na largada da última prova eu tive um leve toque com outro kart, mas não me atrapalhou pra realizar a ultrapassagem. Então consegui administrar e ganhar mais essa. Fico muito contente por voltar a correr em Interlagos. O kart está grudando bem mais no chão e isso ajuda a ser bem mais rápido", afirma Baptista.

Pela Graduados, Yurik Carvalho, membro da Academia de Pilotos Shell Racing foi o destaque do dia. O dono do kart #95 largou na segunda posição na bateria 3, ultrapassou o italiano Loris Spinelli ainda na primeira volta e a partir daí foi soberano na prova. Yurik já havia conquistado um 2º lugar na segunda prova de ontem e com outro 2º na bateria 4, garantiu o título do SKB16, fechando o final de semana com três pódios.

"Na bateria 3 eu saí em segundo e o Spinelli deu uma errada na curva da balança, pegou um trecho um pouco molhado e eu aproveitei pra ultrapassar ali no final da primeira volta. A partir daí meu ritmo foi bom e constante, deu até para administrar nas últimas cinco voltas, já que teve um enrrosco entre alguns pilotos. Foi bom porque deu pra administrar o pneu pra última corrida", admitiu o campeão, que só não venceu a última bateria por causa do bom desempenho de Zaya Fontana, primeiro a cruzar a linha de chegada na corrida final.

O duelo de Yurik com Spinelli foi um dos mais emocionantes do final de semana em Interlagos. O piloto da equipe Shell Birel Art saiu do kart com a sensação de um ótimo trabalho realizado. "Não é todo dia que se ganha de um campeão mundial de kart, então realmente hoje é um dia muito especial pra minha carreira.", diz Yurik.

O campeão da Junior foi outro piloto da equipe Shell Birel Art. Gianluca Petecof venceu as duas baterias deste domingo. O dono do kart #101 superou vários obstáculos ao longo da semana, inclusive uma pequena indisposição na sexta-feira de treinos livres. "Estou muito feliz com meu resultado, pude me adaptar bem as condições da pista, tive uma dificuldade durante a semana, onde passei um dia sem treinar, mas eu superei tudo isso e o saldo do final de semana é extramente positivo pra equipe Shell Birel Art".

Gianluca também lembrou da importância da volta do Kartódromo de Interlagos."É um grande marco poder ser campeão logo na reinauguração do Kartódromo de Interlagos. Aqui é lugar muito importante pra história do kartismo brasileiro. Foi onde começou o Senna, então ser campeão aqui representa muito pra mim", conclui Petecof, com um discurso inusualmente articulado em se tratando de um jovem de 12 anos de idade.

Na Shifter, Danilo Dirani e o italiano Loris Spinelli, piloto da CRG, protagonizaram grandes disputas ao longo das quatro baterias. Neste domingo, o dia foi melhor para Spinelli, que venceu as duas baterias e acabou saindo com título do SKB 16.

"Competi na shifter e graduados. Ontem ganhei uma corrida na chuva. Hoje tive uma jornada fantástica na Shifter e finalizei o dia com o quarto lugar na graduados. Dedico a vitória ao meu mecânico que morreu ano passado ", diz o campeão mundial de kart, que subiu ao pódio com uma camiseta em honra ao amigo.

Na Senior, quem ditou o ritmo das baterias foi Adriano Pizzonia, vencedor de três provas em dois dias. "A primeira, segunda e terceira corridas foram ótimas. Na quarta bateria eu fui um pouco precipitado e afobado, acabei cometendo um incidente, fui penalizado, mas pelo desempenho das baterias anteriores eu consegui sair com o título desse SKB".

Correndo no mesmo grid, a Super Senior foi dominada neste domingo por Renato Russo, vencedor das duas baterias. Apesar disso, o título ficou com Antonio Canedo.
"A pista estava ótima e o fim de semana foi perfeito pra quem gosta de corrida. Chove, para, chove de novo. Foi um desafio para os pilotos e mecânicos. Tive que mudar a tocada de uma bateria pra outra e o resultado foi positivo", disse Canedo, vencedor da segunda bateria deste sábado.

Na Sprinter, Pietro Guglielmi ficou com o título. Vencedor das duas baterias do sábado e da primeira deste domingo, Pietro pode poupar o equipamento na última prova.
"Foi excelente o final de semana pra mim. Ontem a chuva acabou deixando as corridas bem emocionantes e eu consegui vencer as duas. Hoje de manhã eu acabei me envolvendo num acidente com Guido Cotta, mas eu consegui me recuperar e vencer também. Com isso foi só administrar na última prova", afirmou Pietro, piloto de 17 anos e que está no kart faz dois anos.

A homenagem de Spinelli a seu mêcanico falecido não foi a única lembrança do gênero no SKB 16. A exemplo do que fez em outras edições do evento, a organização destacou a memória de personagens importantes do kartismo nacional. Pedro Araújo, Ney Alves Coutinho Júnior e José Humberto Gimenes foram campeões brasileiros de kart e comoveram todos os envolvidos com o automobilismo do País, após falecerem em um acidente na BR-277, região do município de Iraty, Paraná, em setembro de 2002.

"Como o primeiro evento em Interlagos, acho que foi fantástico. Recebemos avaliação positiva de todos os pilotos, o que reafirma nossa intenção de promover nesta pista o maior número possível de eventos. Todos os fundadores do SKB foram criados em Interlagos e sabemos da importância desta pista na formação dos pilotos brasileiros", avaliou Rubens Carrpatoso, campeão mundial de kart e fundador do SKB, evento que nesta temporada está 100% integrado ao tradicional Campeonato Paulista e tem a Shell como patrocinadora master.

A reinauguração do Kartódromo de Interlagos contou com a presença do Deputado Federal Fernando Pesaro. O ex-vereador foi um grande aliado na reforma de todo o complexo de Interlagos. Além dele, João Mihalik, membro que pertence ao quadro administrativo do Autódromo, também compareceu para prestigiar o evento.

O SKB 17 acontece em Interlagos no final de semana de 2 e 3 de maio.

Confira o resultado das baterias deste domingo:

3ª bateria

Cadete
1-Rafael Câmara
2-João Victor Camargo
3-Gabriel Crepaldi
4-Vinicius Tessaro
5-Nicolas Fabris

Jr. Menor
1- Felipe Baptista
2-Enzo Elias
3-Matheus Morgatto
4-Francisco Porto
5-Derek Ryan

Graduados
1-Yurik Carvalho
2-Zaya Fontana
3-Pietro Rimbano
4-Loris Spinelli
5-Murillo Coletta

Junior
1-Gianluca Petecof
2-Marcel Colleta
3-Caio Collet
4-Edgard Bueno Neto
5-Juan Crespi

Shifter
1-Loris Spinelli
2-Danilo Dirani
3-Gaetano Di Mauro
4-Gabriel Dias
5-Renato Jader David

Senior
1-Adriano Pizzonia
2-Leandro Possenti
3- Paulo Lopes
4-Patrick Sango
5-Sidney Lopes


Super Senior
1-Renato Russo
2- Antonio Canedo
3-André Matinha
4-Ricardo Thomazi
5-Maique Papareli

Sprinter
1-Pietro Guglielmi
2-Emanuel Pinheiro
3-João Vasconcellos
4-Guido Cotta
5-Matheus Bruno

4ª bateria

Cadete
1-Rafael Câmara
2-Guilherme Figueiredo
3-Fernando Barrichello
4-Gabriel Crepaldi
5-Pedro Braga

Jr Menor
1-Felipe Baptista
2-Stefano Marins
3-Matheus Morgatto
4-Francisco Porto
5-José Muggiati Neto

Graduados
1-Zaya Fontana
2-Yurik Carvalho
3-Murillo Coletta
4-Loris Spinelli
5-Allan Croce

Junior
1-Gianluca Petecof
2-Juan Crespi
3-Edgard Bueno Neto
4-Vinícius Ponce
5-Gabriel Paturle

Shifter
1-Loris Spinelli
2-Gaetano Di Mauro
3-Vinícius Papareli
4-Enzo Bortoleto
5-Leonardo Lamelas

Senior
1-Daniel Lancaster
2-Sidney Lopes
3-Patrick Sango
4-Leandro Possenti
5-Valdemiro Cruz

Super Senior
1-Renato Russo
2-Ricardo Thomazi
3-Antonio Canedo
4-André Matinha
5-Maique Papareli

Sprinter
1-Guido Cotta
2-Pietro Guglielmi
3-João Vasconcellos
4-Emanuel Pinheiro

Classificação final do SKB16:

Cadete
1- #88 Rafael Câmara 90 pontos
2- #7 Gabriel Crepaldi 41
3- #141 Fernando Barrichello 38
4- #18 Guilherme Figueiredo 37
5- #599 Carlos Scheffer 31

Jr Menor
1- #121Felipe Baptista 60
2-#62 Matheus Morgatto 48
3-#12 Francisco Porto 47
4-#35Stefano Marins 43
5-#48 Pedro Adami 43

Graduados
1- #95 Yurik Carvalho 65 pontos
2- #33 Loris Spinelli 62
3- #155 Zaya Fontana 46
4- #61 Allan Croce 31
5- #77 Murillo Coletta 29

Junior
1- #101 Gianluca Petecof 81 pontos
2- #7 Juan Crespi 54
3- #112 Edgard Bueno Neto 52
4- #23 Caio Collet 39
5- #80 Gabriel Paturle 38

Shifter
1- #33 Loris Spinelli 76 pontos
2- #11 Gaetano Di Mauro 64
3- #28 Danilo Dirani 56
4- #218 Vinicius Papareli 38
5- #3 Gabriel Dias 37

Senior
1- #33 Adriano Pizzonia
2- #90 Leandro Possenti
3- #10 Daniel Lancaster

Super Senior
1- #9 Antônio Canedo
2- #180 Ricardo Thomazi
3- #62 Renato Russo

Sprinter
1- #75 Pietro Guglielmi
2- #58 Guido Cotta
3- #51 João Vasconcelos

Sobre o Shell-SKB-Paulista:
Fundado em 2010 pelos pilotos Sérgio Jimenez, Ruben Carrapatoso, Renato Russo, Paulo Carcasci, Dennis Dirani, André Nicastro e Danilo Dirani, o Super Kart Brasil tem como missão a promoção de um campeonato feito por kartistas para kartistas. Em 2015, o evento é 100% integrado ao Campeonato Paulista, com seis etapas na temporada. São oito categorias que competem quatro corridas por final de semana. Shell V-Power é a marca patrocinadora máster do evento, que integra seu programa de desenvolvimento de jovens pilotos. O SKB também tem o apoio de Voxx Suplementos, Carnes del Sur, Vroom, Paralego Racing, Hotel Transamérica, CRG, JB Kart Parts, Birel Art Brasil, DDirani Coach, Magiflux, Ital Sistem, TM Racing e Ibea Brasil.

Sobre a Associação Racing
A Associação Racing é uma associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo é promover e auxiliar no desenvolvimento de pilotos de competição, além de desenvolver regras e métodos para a prática do kart no Brasil.

CONTATO
Luis Ferrari
luisleoferrari@hotmail.com
11 98666.8307

 


Inscrição piloto
Mídias Sociais - Twitter

patrocinadores
DDirani coachIbea CarburadoresItal Sistem BrasilJB kart partsRCpartsTM Racing
apoio
AMK ViagenskgvLavitan VitaminasLPAMagiflux | ParalegoNotiluca

supervisão