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Regulamento Desportivo do Super Kart Brasil ediç?o especial de 10 anos

Foto de Mario Ferreira
Foto de Mario Ferreira


16/06/2020 às 13h13

 

REGULAMENTO DESPORTIVO


Art. 1o – DO EVENTO

O Super Kart Brasil realizara? nos dias 30 de julho a 2 de agosto 2020 o evento denominado SKB 14, homologado pela Federac?a?o Paranaense de Automobilismo (FPRA) e que seguira? as determinac?o?es do Regulamento Nacional de Kart (RNK) 2020 e as deste regulamento particular.


Art. 2o - Todas as questo?es na?o previstas neste regulamento sera?o resolvidas pelo Departamento de Kart da FPRA, com base nos vigentes: Regulamento Nacional de Kart (RNK) e Co?digo Desportivo do Automobilismo (CDA) da Confederac?a?o Brasileira de Automobilismo (CBA).


Art. 3o – CATEGORIAS

MINI – Para pilotos portadores da Ce?dula Desportiva CBA 2020 das categorias PMK e PCK, nascidos a partir de 2013.

Ju?nior – Para pilotos portadores da Ce?dula Desportiva CBA 2020 das categorias PJMK e PJK.

OK Plus – Para pilotos portadores da Ce?dula Desportiva CBA 2020 nascidos a partir de 2005.

Se?nior – Para pilotos portadores da Ce?dula Desportiva CBA 2020 das categorias PSK-B e PSK-A.

Super Sênior - Para pilotos portadores da Cédula Desportiva CBA 2020 das categorias PSK-B e PSK-A, e nascidos antes de 1976.

KZ – Para pilotos portadores da Ce?dula Desportiva CBA 2020, nascidos a partir de 2015. Pilotos de Automo?vel, quando convidados, podera?o participar desde que tenham uma licenc?a nacional ou internacional valida para 2020.

KZ Sênior - Para pilotos portadores da Cédula Desportiva CBA 2020 das categorias PSK-B. E para pilotos com carteira PSK-A desde que nascidos até 1980, 

F4 - Dupla de pilotos portadores da Cédula Desportiva CBA 2020, PJK, PGK-B, PGK-A, PNK, PSK-B, PSK-A, Pilotos de Automo?vel, quando convidados, podera?o participar desde que tenham uma licenc?a nacional ou internacional valida para 2020.

F4 Sênior - Dupla de pilotos portadores da Cédula Desportiva CBA 2020, PSK-B e PSK-A, que tenham 40 anos completos até o dia do evento.


Art. 4o – INSCRIC?O?ES

Sera?o realizadas pelo Kartódromo Raceland ate? o dia 30 de julho. 

No ato da inscric?a?o sera?o exigidos:

- Ce?dula Desportiva Nacional 2020.

  • Pagamento da taxa de inscric?a?o de R$ 800,00.

  • Pagamento do mínimo de 30L (6 tickets de 5L) de combustível, que poderão ser utlizados a partir dos treinos de quinta-feira.

  • Treinos de Quinta e Sexta-feira serão pagos separadamente para o Kartodromo Raceland1


Art. 5o - TOMADAS DE TEMPO

A) Os abastecimentos dos karts sera?o feitos no Setor de Abastecimento da Prova.

B) Será realizada 1 tomada de tempo, com durac?a?o de 6 minutos. De onde a melhor volta sera? va?lida para a formac?a?o do grid de largada da corrida 1 e a segunda melhor volta sera? va?lida para a formac?a?o do grid de largada da corrida 2. Para a corrida 3, o grid será formado pela melhor volta da corrida 1 ou 2. Para corrida 4, o grid será formado pela segunda melhor volta da corrida 1 ou 2.

Art. 6o - FORMAC?A?O DO GRID DE LARGADA

Segue o RNK/20.


Art. 7o - LARGADA DA PROVA

Sera? por sinal luminoso ou bandeira, de acordo com RNK/20, conforme Artigo 13. Somente a KZ e KZ Sênior tera? a largada parada. O piloto que roubar a posic?a?o de outro piloto na largada sera? penalizado com o acre?scimo de 20s no resultado da corrida.


Art. 8o - ACESSO A? PISTA

Sera? permitido 1 (um) empurrador na pista para as categorias Mini, Junior, e Se?nior, devidamente identificado pela credencial de pista, fornecido pelos organizadores (1 por kart), as demais categorias sera? proibida a permane?ncia que qualquer meca?nico na pista. Ao ini?cio de cada bateria, os porto?es de acesso a? pista sera?o fechados e nenhuma pessoa podera? permanecer no interior da mesma, exceto os empurradores credenciados e no interior das a?reas na pista destinadas para eles. O na?o cumprimento deste Artigo decretara? no afastamento desta pessoa das depende?ncias do Karto?dromo no dia do evento. O piloto da categoria OK Plus ou KZ, KZ Sênior, que for auxiliado na pista durante a tomada de tempos e nas baterias, sera? exclui?do da mesma.


Art. 9o ACESSO AO PARQUE FECHADO

No dia das provas somente sera? permitida o acesso de 1 meca?nico devidamente credenciado por kart ao parque fechado.


Art. 10o – DURAC?A?O DAS BATERIAS

Sera?o disputadas quatro baterias no trac?ado escolhido pelo Super Kart Brasil do Karto?dromo Raceland com a durac?a?o estabelecida abaixo. A corrida 1 e 2 sera? disputada no sa?bado (dia 1 agosto) e as corridas 3 e 4 no domingo (dia 2 agosto).

Corridas 1 e 3

MIni, Junior, OK Plus, KZ/KZ Sênior e Se?nior – 12 voltas.

Corridas 2 e 4

OK Plus e KZ/KZ Sênior – 23 voltas; Júnior e Se?nior – 20 voltas; Mini – 18 voltas.


Art. 11o - CLASSIFICAC?A?O

Sera? declarado vencedor do SKB 10 anos em cada categoria, o piloto que somar mais pontos de acordo com a pontuac?a?o abaixo estabelecida:

   Corrida 1

1o lugar 15 pontos           6o lugar 5 pontos

2o lugar 12 pontos           7o lugar 4 pontos

3o lugar 10 pontos           8o lugar 3 pontos

4o lugar 8 pontos             9o lugar 2 pontos

5o lugar 6 pontos            10o lugar 1 ponto


Corrida 2

1o lugar 25 pontos           6o lugar 10 pontos

2o lugar 20 pontos           7o lugar 8 pontos

3o lugar 16 pontos           8o lugar 6 pontos

4o lugar 14 pontos           9o lugar 4 pontos

5o lugar 12 pontos          10o lugar 2 pontos



Corrida 3

1o lugar 20 pontos          6o lugar 7 pontos

2o lugar 16 pontos          7o lugar 5 pontos

3o lugar 13 pontos          8o lugar 3 pontos

4o lugar 11 pontos          9o lugar 2 pontos

5o lugar 9 pontos           10o lugar 1 ponto


Corrida 4

1o lugar 30 pontos         6o lugar 10 pontos

2o lugar 25 pontos         7o lugar 8 pontos

3o lugar 20 pontos         8o lugar 6 pontos

4o lugar 16 pontos         9o lugar 4 pontos

5o lugar 13 pontos        10o lugar 2 pontos


Para fazer jus a? pontuac?a?o mencionada neste artigo, o concorrente devera? ter completado 75% (setenta e cinco por cento) das voltas programadas ou das voltas completadas em caso de encerramento, pela Direc?a?o de Prova, antes do nu?mero previsto de voltas. Sempre que 75% do nu?mero total de voltas ou do tempo total resultarem em nu?mero com decimais (na?o inteiros), o arredondamento sera? para o nu?mero inteiro anterior.

Em caso de paralisac?a?o antecipada de uma prova, por motivos de forc?a maior ou seguranc?a e decorridas mais de 02 (duas) voltas e menos de 75% (setenta e cinco por cento) da mesma, sera?o consideradas as colocac?o?es dos pilotos na volta anterior a? paralisac?a?o e se a corrida na?o puder ser reiniciada sera? considerada encerrada, atribuindo-se metade dos pontos previstos para a etapa. Em qualquer caso onde a? dista?ncia percorrida seja superior a 75% (setenta e cinco por cento), e haja paralisac?a?o e a impossibilidade de continuac?a?o ate? o total da dista?ncia estabelecida, a pontuac?a?o a ser atribui?da sera? a integralmente prevista para a etapa.

Para fazer jus a? pontuac?a?o o piloto devera? levar, obrigatoriamente, sob pena de desclassificac?a?o, seu equipamento a? a?rea do Parque Fechado para verificac?a?o te?cnica.

O piloto que na?o completar 75% (setenta e cinco por cento) da prova, ou seja, na?o pontuando, e que na?o comparecer a? pesagem, na?o sera? desclassificado, pore?m, seu equipamento devera? ser levado ao Parque Fechado, obrigatoriamente, sob pena de sofrer aquela punic?a?o.

Em caso de empate na pontuac?a?o final, ganha quem tiver o melhor resultado na ultima bateria (corrida 4).


Art. 12o - LARGADA DA PROVA:

Segue Art.13 do RNK/2020


Art. 13o – PENALIZAC?O?ES Conforme Artigo 19 RNK/2020

.

Art. 14o - RECLAMAC?O?ES

Conforme Capítulo VI do RNK 2020.


Art. 15o BANDEIRAS:

Bandeiras convencionais de competic?a?o, previstas pela FMK da FIA e adotadas pela CBA:

a) bandeira verde: Pista livre,

b) bandeira amarela com duas faixas diagonais cruzadas verdes: Alinhamento direto no Grid de largada,

c) bandeira quadriculada verde e amarela: Determina o ini?cio da prova (largada),

d) bandeira amarela:

Determina que o piloto deva prestar atenc?a?o, pois ha? perigo eminente. A ultrapassagem e? proibida,

e) bandeira azul: Competidor mais veloz o segue, atenc?a?o. Prepare-se para deixa?-lo ultrapassar. Quando agitada: um competidor veloz esta? na emine?ncia de ultrapassa?-lo, de? passagem,

f) bandeira azul com faixas diagonais amarelas: Determina o ini?cio das voltas para a tomada de tempo (classificac?a?o),

g) bandeira branca: Vei?culo de servic?o na pista. Atenc?a?o.

h) bandeira preta com bola laranja (40 cm de dia?metro): Com defeito te?cnico em seu kart, o concorrente devera? dirigir-se ao Parque de Manutenc?a?o, obrigatoriamente, para reparo e podera? retornar a? pista sem autorizac?a?o. A bandeira sera? apresentada ao piloto por duas voltas consecutivas. Se este na?o respeitar a sinalizac?a?o, recebera? bandeira preta excluindo-o da prova ou, ainda, se na?o houver tempo para a apresentac?a?o da bandeira preta - 2 (duas) voltas para o te?rmino da prova - o piloto sera? desclassificado ao te?rmino da mesma por desrespeito a sinalizac?a?o.

i) bandeira preta e branca dividida diagonalmente em dois tria?ngulos sendo um branco e outro preto: Adverte?ncia. Pro?xima a ser exibida: preta.

j) bandeira preta: O kart que a recebeu devera? parar imediatamente nos boxes, estando automaticamente exclui?do da prova.

l) bandeira vermelha: O concorrente devera? parar imediatamente de competir devendo dirigir- se lenta e cuidadosamente para o local anteriormente determinado pela direc?a?o da prova (“grid” de largada ou parque de manutenc?a?o).

m) bandeira azul e vermelha: Sempre acompanhada no numero do kart, o concorrente devera? parar imediatamente na a?rea de parque fechado.

n) bandeira quadriculada preta e branca: Determina o encerramento da prova (chegada)

o) farol luminoso: Vermelho – volta (s) de apresentac?a?o para a largada.

Verde – largada (ou ao apagar do vermelho).


Art. 16o VISTORIAS TE?CNICAS:

Conforme Capítulo V do RNK 2020.


Art. 17o PROCEDIMENTOS:

Conforme Capítulo V do RNK 2020


Art. 18o – ACESSO?RIOS PROIBIDOS

Sera? proibido o uso de quaisquer equipamentos de transmissa?o ou recepc?a?o de ra?dio- comunicac?a?o.


Art. 19o PREMIAC?A?O

Somente recebera? os pre?mios quem estiver com o(s) adesivo(s) do patrocinador no kart, que sera? dado pela organizac?a?o da prova. E somente quem estiver com seu macaca?o devidamente vestido no po?dio.


Art. 20o - PNEUS

20.1. Somente podera?o ser utilizados para a 2o, 3o, 4o treino oficial,  tomada de tempo, e corridas, pneus fornecidos pela organizac?a?o, que sera?o identificados e entregues atrave?s de sorteio para as equipes.


20.2 Na?o sera? necessa?ria a devoluc?a?o dos pneus, uma vez que seus pneus conte?m co?digo de barras.

Para pneus “slick”: Sera? obrigato?ria a utilizac?a?o de 1 (um) jogo de pneus de fabricac?a?o nacional, homologado pela CBA/CIK, este jogo de pneus devera? ser adquirido junto ao distribuidor MG pneus, onde o piloto recebera? um “voucher” que tera? de ser entregue, obrigatoriamente, a? organizac?a?o da prova para o sorteio no hora?rio determinado pelo adendo especi?fico.

Esses pneus identificados com co?digo de barras e registrados ficara?o em posse dos pilotos e equipes, sendo, portanto, total responsabilidade do piloto e equipe as condic?o?es de uso do pneu que sera? verificado/vistoriado na entrada do parque fechado e no momento da pesagem apo?s a Tomada de Tempo e Provas. Caso for comprovada a troca ou substituic?a?o do pneu sem autorizac?a?o do Comissa?rio Te?cnico o piloto estara? automaticamente exclui?do da Tomada de Tempo e/ou prova.

Caso um pneu apresente um defeito ou furo, devera? ser apresentado ao Comissa?rio Te?cnico para comprovac?a?o, autorizando-se, enta?o a troca por um segundo pneu. No momento em que um pneu novo for montado, verificando-se uma diferenc?a de peri?metro superior a 15,0 (quinze) mili?metros do pneu usado, correspondente ao mesmo eixo, o Comissa?rio Te?cnico podera? autorizar a utilizac?a?o de um terceiro pneu. Os peri?metros sera?o comparados com a mesma calibragem.


20.3 Todas as categorias deverão retirar os pneus para treinos até quinta-feira (30 de julho) 12:00. E os pneus de corridas deverão ser retirados até as 17:00 de sexta-feira (31 de julho).

Em todas as categorias do SKB 10 anos, os pneus devera?o ser usados de acordo com o seguinte:

  1. Para pneus “slick” Para categorias Junior, OK Plus, Sênior/Super Sênior, KZ/KZ Sênior será liberada a compra de até 2 jogos de pneus para treinos a ser utilizados obrigatoriamente a partir do 2o treino oficial.

  2. Para Pneus “slick" Para categorias Mini e F4/ F4 Sênior será liberada a compra de até 1 jogo de pneus para treinos a ser utilizados obrigatoriamente a partir do 2o treino oficial.

  3. Para pneus "slick"Para categorias Junior, OK Plus, Sênior/Super Sênior, KZ/KZ Sênior serão vendidos 2 jogos de pneus para uso na tomada de tempo e corridas, para uso livre a partir da tomada de tempos.

  4. Para pneus “slick"Para categorias Mini e F4/F4 Sênior será vendido um jogo de pneu para uso livre a partir da tomada de tempo.


20.4 O não cumprimento corretamente do 20.3, será passível de punição a critério dos Comissários Desportivos.


20.5 Categoria Mini: MG Cadete 

Ju?nior, Se?nior/Super Sênior, F4/F4 Sênior: MG Vermelho 

OK PLus, KZ/KZ Sênior: MG Amarelo


Art. 21o - DAS RESPONSABILIDADES

O Super Kart Brasil se exime de toda e qualquer responsabilidade civil ou penal, por infrac?o?es cometidas ou acidentes causados pelos participantes ou terceiros, durante os treinos e as provas.

Esta responsabilidade sera? exclusivamente daquele que as tenha cometido, ou seu responsa?vel legal.

O presente regulamento foi elaborado pelo Super Kart Brasil, com homologac?a?o da Federac?a?o Paranaense de Automobilismo.

Todas as du?vidas e outros assuntos na?o mencionados neste regulamento sera?o regidos pelo RNK/2020 e FPRA.

Caso haja duplicidade na interpretac?a?o de algum artigo deste regulamento a? decisa?o final sera? dos Comissa?rios Desportivos. O que na?o estiver explicitamente escrito neste regulamento fica terminantemente proibido.



Organização | Super Kart Brasil


Regulamento Desportivo do SKB 10 anos edição 2020

 

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